segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Autores Nacionais Uni-vos!!

Olá meus jovens Padwans (sim, eu estou empolgada com o novo Star Wars)!

Lamento que não tenha postado nada nos últimos dias, mesmo a minha proposta sendo a de trazer algo novo pra vocês semanalmente. :( Maaaaas, vocês já têm uma ideia de como a minha vida é uma loucura, então espero que perdoem o meu sumiço. Além disso, no último dia 15 estava mega na vibe do lançamento do meu primeiro livro, Os Cinco Demônios! (Acho que ainda estou nessa vibe na verdade. ^.^) Porém, hoje infelizmente não é sobre isso que eu vim falar. (AINDA!!)

Bem meus queridos, desde que eu entrei nesse mundo fantástico da escrita tenho me deparado com um problema que atinge 11 de cada 10 escritores brasileiros iniciantes: a divulgação de seus trabalhos. Fatalmente, cabe a nós a divulgação dos nossos livros, contos, blog, etc. A parcela de responsabilidade das editoras quanto à isso é muito pequena e se você quer que sua obra chegue ao maior número de leitores possível, não tem jeito, tem que arregaçar as mangas e pôr a mão na massa! As redes sociais neste momento são as principais formas de ter algum contato com o nosso público. Os blogs literários também são grandes parceiros nessa hora, compartilhando e postando resenhas, entrevistas, etc e chamando a atenção de seus seguidores.
Vou contar uma coisa pra vocês: não é fácil!
Conquistar e levar o seu livro para mais leitores é matar um leão por dia, é árduo, demorado e muitas vezes pode levar à frustração. Sim, tem que ter muita paciência e jogo de cintura.

Eu sempre fui uma grande partidária da literatura nacional. Dos 12 livros que li neste ano, 9 eram de escritores nacionais! Sim, eu gosto muito dos nossos talentos e não estou falando isso apenas para vender a minha sardinha, mas porque é muito bom terminar um livro e poder puxar conversa com o seu autor pelo facebook! Fala se isso não é legal pra caramba! E os que estão começando tendem a ser mais acessíveis (não desmerecendo os consagrados, mas a gente sabe que o fluxo de mensagens é imenso! Fica difícil pro cara responder um por um). Então só por isso eu já sou a maior de todos os defensores da literatura nacional, mas a coisa toma proporções inimagináveis agora que eu também faço parte desse time. Estou sentindo na pele o quão difícil é. E essa dificuldade sempre acaba sendo foco das conversas com amigos escritores que estão no mesmo barco.
Numa dessas conversas com a queridíssima Dáfne Pasquarelli Freitas, autora da Saga da Legião Branca, ela comentou sobre o mais recente lema que estava seguindo "Autores nacionais unidos serão muito mais lidos". Nós falávamos sobre como poderíamos nos ajudar mutuamente para angariar cada vez mais leitores e eu achei sensacional! Surgiu uma pequena ideia e, depois de maturá-la, resolvi adotar o lema. Hoje lanço a campanha "Autores Nacionais Uni-vos".  A proposta é bem simples; ao invés de ficarmos apenas no auto-promovendo, que tal também compartilharmos o trabalho de outros colegas? Sem cobrança, sem obrigatoriedade nenhuma, apenas para nos ajudarmos. Não precisa ser algo desgastante, beirando a encheção de saco. Apenas procure conhecer o que outros escritores têm publicado e replique em suas redes sociais. Uma vez por semana seria ótimo, ou no seu próprio ritmo, tanto faz. Não roubaria muito do seu tempo e, tenho certeza, que traria novos leitores para esse colega. Aposto com você que a retribuição será instantânea  e assim você também ganharia novos seguidores. É tão fácil, rápido e indolor. Está na hora de nos unirmos!

Então está lançada a campanha "Autores Nacionais Uni-vos". Compartilhe o trabalho de alguém que está no mesmo barco que você com a #autoresunivos e se você teve seu trabalho publicado pelo seu colega, faça o mesmo com o dele. Uma mão lava a outra e as duas lavam os pés não é?

Quem está afim de participar?? \o/

E mais, como a proposta deste blog também é apresentar resenhas, trabalhos e até mesmo entrevistas, pretendo dar prioridade a autores nacionais. Então, se você tem interesse, basta apenas entrar em contato comigo pelo facebook (Camila Servello Aguirre) ou e-mail (camilasaguirre.escritora@gmail.com) que irei adorar conhecer a sua obra.

Não se esqueçam meus amigos de "adotar" o trabalho de alguém e compartilhar com a #autoresunivos. Vamos fazer com que a campanha cresça e mais e mais leitores lindos sejam conquistados ! Afinal, "Autores Nacionais unidos serão muito mais lidos"!

Até mais galerinha!!


6 comentários:

  1. Sou autora nacional, somos colegas de trabalho e de editora e você disse tudo de forma clara e objetiva, o quanto é difícil estar deste lado, divido contigo todas essas frustrações e todos os dias precisamos nos esforçar ao máximo para continuar na caminhada por isso farei parte da sua campanha, também porque gostaria de conhecer mais autores nacionais e adquirir seus trabalhos. Unidos somos mais fortes!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Paulinha!! Eu também gosto muito de conhecer trabalhos novos de escritores nacionais. Aqui todos terão vez! Estou doida para ler o seu livro e falar dele aqui!!

      Excluir
  2. Mais que topo: topo e visto a causa! Hahaha 😉

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila!
    É isso mesmo os autores tem mesmo que se unirem para conquistar os leitores que são muito vorazes por novidades e fiéis quando se apaixonam pelo estilo de certos autores. Não sou escritora, apenas uma leitora que nasceu rodeada de livros, cresceu brincando com livros e vive para ler livros. Sou uma leitora que comenta muito sobre livros , principalmente nacionais com meus amigos e já consegui conquistar muitos leitores para vários escritores e posso te dizer que é o que mais gosto de fazer. Falo muito e posto todos que vou ler, publico resenhas e indico novas leituras para meus amigos, tanto que eles já pediram para eu fazer uma página só para isso e é claro que vou fazer, não por mim , mais por vocês que nos fazem viajar para lugares inimagináveis , que falam de lugares que conhecemos e isso é simplesmente maravilhoso. Beijos e sorte para todos os escritores nessa estrada e eu estarei aqui do outro lado dos livros torcendo por todos. Estou lendo os Cinco Demônios que você carinhosamente me autografou na Livraria Martins Fontes e posso te falar: Que enredo é esse? Que história deliciosa e envolvente, cheia de ótimas sacadas. Em breve farei meus comentários não vou te adiantar nada, mas posso dizer que...... Beijocas, sucesso e vamos lá " Incentivar a Leitura de Autores Nacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser publicar sua resenha por aqui está mais que convidadíssima!!

      E eu estou doida querendo saber o que está achando do livro!!

      Excluir